sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Vamos com calma!

Essa era pra ser uma postagem sobre a Juju começar a adaptação no Maternal I, mas quando eu comecei a escrever, vi que esse ultimo mês foi tão doido, tão evoluído, que eu vou escrever sobre tudo que aconteceu.

Ela nunca foi de falar muito não. Me chamava de "Ana", o que eu achava leandodemorrer, começou a falar "aô" la pelos 7 meses com o telefone na orelha, mas não passava disso. Ai esse mês bombástico que passou, fez um ser humano tagarela se apossar da minha branquela. Gente, ela não fica quieta! ahahahahhaha.

  • Mamã, e às vezes mamãe, bem direitinho - Eu S2;
  • Papá - Papai ou comida;
  • Au au - cachorro, macaco, leão, tigre... a maioria dos animais do zoológico;
  • Po - passarinho que vive no rio la perto de casa (aquele preto, que parece um dinossauro o.O);
  • Popó - Frango (esse frango);
  • Bobô - Vovô;
  • Bobò - Vovó;
  • Bó - Bola;
  • Piupiu - Passarinho;
  • Bubu - Branca de neve. É apaixonada, é a unica coisa que ela assiste na televisão.
  • Nanana - Banana;
  • Aô - Carro, ou alô;
  • Aão - Caminhão. Tem uma obra na nossa rua, e ela fica doida com todos aqueles caminhões, tratores, e carros barulhentos;
  • Acá - Água;
  • Ua - Lua. Ela AMA a lua! Não pode ver no céu que fica toda feliz apontando;
  • Naná - Dormir;
  • A bá - Esse eu ainda não sei, mas ela fala o-tem-po-in-tei-ro isso;
Tem mais algumas coisas que eu não lembro agora, mas ela aprende uma coisa diferente por dia! E a escola ajuda muuuuito! Muitas coisas eu não falo em casa, como nanar. Eu falo com ela como eu falo com adulto. São poucas as coisas que eu abrevio, normalmente só au au, miau essas coisas (a gente passa na frente de um petshop que tem um adesivo grande de um golden e dois gatinhos, ela fica doida, sempre para pra "conversar" com eles).

E junto com esse comunicação toda, ela aprender a andar. Mesmo engatinhando, Ju era um bebê tranquilo, não era de explorar muito, mas agora ela anda pela casa inteira! Pra eu poder cozinhar sem medos, só com ela no cadeirão do lado (comendo tudo cru). Ela acorda e já sai da cama sozinha, toda descabelada, com aquela cara amassada linda! Eu realmente não estava acostumada, e levo uns sustos muito engraçados. 

Toda a coordenação motora dela mudou depois que ela começou a andar. Ela consegue segurar coisas maiores e mais pesadas, joga as coisas longe na direção que ela quer. Encaixa todas as formas no brinquedos, e fica irritada quando não consegue, o que me faz rir muito!

Mas tudo que ela desenvolveu esse mês, o mais fofo é o reconhecimento das pessoas. No natal de uns anos atrás, eu dei pra minha mãe um scrapbook da nossa família, desde que meus pais se conheceram. Tem fotos deles "jovens", minhas e dos meus irmãos quando eram bebes e crianças. E a Ju reconhece todo mundo!!
Eu fico impressionada por ela reconhecer assim tão direitinho. E abraça e beija as fotos, pra deixar todo mundo babando.

Agora ela sai correndo e se joga pra abraçar as pessoas. Quando eu to sentada e ela andando, ela vem e abraça minhas pernas, e faz uma carinha de morrer de amor!

Mas voltando ao maternal, semana que vem ela começa a adaptação. Fiquei muito nervosa quando fiquei sabendo que ela já estava pronta pra turma nova (que é quase toda a do ano passado), já estava com a alimentação do maternal ao invés da alimentação do berçário (que eu amei!). Na minha cabeça, andar firme seria 2 meses depois que ela começasse a andar, e não duas semanas, e o que faz eles trocarem de turma é andar firme. A prof dela veio conversar comigo, e explicar que ela já não tem mais o que aprender no berçário, que ela e a outra Julia estão sendo as "ajudantes" da turma, cuidando dos menorzinhos (e como são pequenos! Nem acredito que meu peixe já teve aquele tamanho!). 

Cardápio Maternal I - O lanche da tarde é coletivo,
mas ainda não estou por dentro dessas regras!

E eu to meio apavorada com essa evolução toda! Minha bebê do mês passado definitivamente não é a mesma desse mês!! Todo mês é assim, mas esse foi, sem duvidas, o que ela mais se desenvolveu. Sei que faz parte, mas como eu disse no post que ela andou, eu queria aproveitar mais as fases dela. Acho que o tempo anda tão rápido, "roubando" meu bebê de mim... Quando me falavam que passa rápido, eu não imaginei que seria TÃO rápido! É uma piscada, e pronto, já mudou o que ela fazia.

Ontem mesmo ela não me viu o dia todo! Levei ela pra escola e no meio da manha meus pais me ligam falando que iam sequestrar ela e levar pra praia. Foi ótimo eu ter um tempo maior pra arrumar a casa e jogar GTA, mas a hora que era pra pegar ela na escola, eu já tava morrendo de saudade (e os peitos cheios). Chegaram as 10 da noite, com ela dormindo. Peguei no colo pra ver se acordava, mas coloquei na cama e nada! Foi assim até as 4 da manha, horário que ela sempre acorda.

E depois que passou a agitação do pico, que durou quase uma semana, o sono melhorou 100%! Antes acordava meia noite e às 4 da manha pra mamar. Na semana do caos, acordava de uma em uma hora, às vezes chorando, às vezes rindo. Se mexia MUITO na cama, o que dificultava o meu sono até quando ela estava dormindo. Agora dorme às 21:30, e só acorda às 4:00 pra mamar. Acorda também umas 6:30, quando o despertador faz barulho, mama mais um pouco e volta a dormir. O que da tempo de eu me arrumar a ajeitar a casa. Até acordar ela umas 7:40 pra ir pra escola. Vai toda sorridente, de sling, faz a maior festa quando vê o muro da escola.

Folgadjinha


Outra mudança foi na alimentação. Agora ela come derivados de leite, iogurte duas vezes por semana, queijo no pão (ela comendo sanduíche é uma fofura), manteiga, e estrogonofe. Gelatina também ela adora. Come salada na escola também, o que eu acho maravilhoso, por que eu não tenho o habito de comer em casa. Come atum (que eu descobri que é ótimo), pimenta do reino e paprica picante na comida. Comeu carne seca esses dias no feijão, mas o que ela ama é abobora. E uva passa.

Esse merece um paragrafo especial. Ela tem paixão por uvas passas. Se deixar come o dia inteiro só isso. E ainda fez o favor de oferecer para todos os amigos dela. A Lorena, amiga de escola, fala "juju" quando vê o potinho de uvas no supermercado (morri de amor quando fiquei sabendo disso! Levo uvinhas pra eles quase sempre). Misturo um pouco de cranberry ou mirtilos secos pra ela sentir outro sabores, e vai tudo!

Andou comendo umas besteiras nada saudáveis nessas férias, como frituras e sorvete, mas nos mantemos 100% livres na nestlé e dos leites em pó. Assim que voltamos das férias passamos por uma detox pra voltar ao nosso normal.

15 Meses de perfeição


Continua com a gargalhada apaixonante, com o sorriso cheio de dentes mais lindo do mundo, e com aquele cheirinho de bebê que da vontade de comer. E que esses durem por muuuuito tempo!

Bom final de semana! :*



Um comentário:

  1. Ai que fofa
    A tendência é falar mais,mais,mai...Lindinha :)

    ResponderExcluir