quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Aniversário da Juju passo à passo: Como uma pessoa desorganizada organiza uma festa.

Eu sou desorganizada, mesmo não querendo ser. Eu tento, eu começo listas e planilhas, mas nunca termino nada disso (na real mesmo eu não sei como o o blog ainda existe, com postagens semanais, mas tudo bem).
O quarto da Ju é um desastre, eu não sei aonde tem body da idade dela, ela usa roupas grandes ou pequenas demais, e mesmo tento um guarda roupa que da uns 2, 3 do meu, ela vive sempre com as mesmas roupas.

Mas eu amo organizar festas, e pesquisando as coisas pro aniversário dela, percebi que eu amo muito mesmo. E que eu estou organizando uma festa. E que ela tem tudo pra sair como eu quero.

Só que eu piro também, por que tem tanta coisa lindaperfeitamaravilhosa, mas tem que manter o foco, se não nada funciona! E eu já escolhi como vão ser as coisas, mas não vou colocar aqui por que vai ser surpresa. Vai ser ecológica, mas vai ter balão e seus luxinhos também. E vai ter muita flor, muito amor, muitos passarinhos. Vai ter salgadinho, docinho, fritura e besteirinhas, mas vai ter frutinhas e baby food também. Não é fácil agradar bebes, amigos, parentes e nós mesmos, mas eu to tentando.

E pra me inspirar, passo horas pesquisando as festas pinterest, as lindas handmade parties, e é exatamente assim que eu quero. Festa em casa, feita de coração, não contratada. Quero meu dedo em tudo, quero escolher a cor de cada forminha de papel, 

Ta dando um trabalhão, Ju da doentinha, eu to em casa cuidando dela, e me sobra menos tempo ainda. Pra quem tinha 2 meses quando começou tudo, agora tem 1 mês e um novo tema. Além de um emprego, uma casa e um bebe que não pode ir pra escola. É mole? Não, eu ainda invento mil modas pra costurar, recortar... Fora minha eterna relação de amor e ódio com o Photoshop e a arte gráfica da festa. 

Mas pra me manter organizada, alem de duas planilhas, uma de orçamento e outra de convidados, segue o cronograma:


Dois meses (ou mais) antes:


  • Definir data e local. Muito importante, se a festa não for em casa, já deixar o local reservado, e preferencialmente pago. Alguns locais são bem disputados, então quanto antes a data for reservada, melhor;
  • Definir orçamento;
  • Orçamento, local e data definidos, é hora de fazer uma planilha com os itens da festa. Decoração, alimentos, bebidas, serviços entre outros, com datas, valores e telefone do contratado. É importante manter a planilha sempre atualizada pra não se perder.
  • Faça a lista de convidados de acordo com o orçamento. 
  • Enviar "Save the date". Preferencialmente depois do local reservado, não façam como que que enviou o STD e descobriu que o salão não estava mais disponível!
  • Contratar o serviço de fotografia/filmagem;
  • Fazer o orçamento do bolo e reservar o serviço. Muitas doceiras fecham pedidos mensais, então não é legal deixar pra ultima hora.
  • Reservar também o serviço de animação/brinquedos. Esse é pra aniversariantes a partir dos 2 anos, com 1 aninho, ainda não se aproveita muito esse tipo de serviço. O ideal é fazer um "cantinho de brinquedos" pra distrair os pequenos.
  • Definir o tema e contratar a decoração. Se a festa é como a minha, sem decoração contratada, o tema pode ser definido depois.
  • Escolher as lembrancinhas e enfeites de mesa e contratar o serviço. Se for fazer em casa, é importante começar o mais cedo possível, principalmente quem tem filho pequeno #ficaadica
Muito importante: Para cada serviço, o ideal é fazer 3 ou mais orçamentos. Confirme também se os serviços de alimentos e decoração possuem entrega ou se vai ter alguém que pegue na data da festa, se a forma de pagamento está de acordo com o orçamento e a credibilidade da empresa a ser contratada.

Entre 1 mês e 15 dias antes:
  • Definir o cardápio. Aqui é interessante conhecer os convidados. Como é uma festinha de 1 aninho, tanto a aniversariante como a maior parte dos amiguinhos não come açúcar, frituras e comidinhas de festa(teoricamente, tem muita mãe sem noção ai). Vale perguntar também se os convidados tem alguma restrição alimentar, e preparar algo especial pra eles. Na festinha da Ju serão servidas frutinhas especiais pros babys. mas besteirinhas (e cerveja) pros adultos. 
  • Agendar a prova do bolo se a doceira oferecer esse tipo de serviço (Acho digno, todos deveriam trabalhar assim! hahaha)
  • Fazer uma lista de presentes. Essa parte vai de pessoa pra pessoa, eu particularmente sou a pior pessoa do mundo pra comprar presente, não tenho noção nenhuma. Com uma lista, evita-se de ganhar coisas que não serão usadas. 
  • Enviar os convites. Pra convites entregue em mãos, o ideal é entregar pelo menos 15 dias antes da festa. Para os eletrônicos, pelo menos um mês antes. É importante o telefone e email dos pais no convite, para eventuais duvidas. É importante tambem pedia a confirmação até 10 dias antes da festa, caso a numero de pessoas seja maior ou menor que o planejado, ainda da tempo de refazer os pedidos de doces, lembrancinhas, e afins.
  • Comprar os descartáveis, ou contratar o serviço de locação de louças. 
  • Comprar a vela.
  • Se for cozinhar algo em casa, comprar os ingredientes (deixar para a ultima semana aqueles que são perecíveis)
  • Mandar imprimir os itens de papelaria, ou fechar o serviço. Dependendo do tempo do frete, é bom resolver o quanto antes.
De quinze à dez dias antes:
  • Conferir as confirmações de presença, e ligar pros convidados que ainda não confirmaram. Dos confirmados, calcular 10% a mais de comidas, bebidas e lembrancinhas. Sempre tem algum convidado bicão, e é sempre melhor sobrar (bolo em geladeira é a melhor coisa do mundo) do que faltar!
  • Marcar salão (manicure, cabelo), se alguma mãe ainda lembrar o que é isso ;) O ideal é marcar um dia antes, ou dois. No dia da festa não da tempo de ficar papeando no salão!
  • Com o numero de convidados, é a hora de fechar os pedidos. Normalmente o que fica pendente é o numero de docinhos/salgadinhos e as lembrancinhas. 
  • Fazer a lista de compras da semana, com tudo o que ainda não foi comprado.
Uma semana antes: (Agora começa a loucura de verdade)

  • Ligar pra todos os serviços confirmando. Salão, locações, fotografia, bolo, docinhos e salgadinhos.
  • Conferir a roupa da aniversariante, e a sua também.
  • Conferir todos os materiais decorativos. Se você, assim como eu vai decorar tudo sozinha, é importe ter MUITA fita adesiva, tesoura, cola quente, super bonder, essas coisas.
  • Comprar as bebidas.
  • Providenciar tudo o que ainda está faltando;
  • Fazer a caixa de presentes.
  • Fazer a playlist do som da festa e conferir se o aparelho de som do local funciona.
Três dias antes:
  • Comprar os perecíveis.
  • Conferir bateria da maquina fotográfica e se o cartão de memória esta ok. Mesmo com serviço de foto, é interessante levar uma maquina da família.
  • Ligar de novo pros serviços contratados confirmando. Pode ser chato, mas é melhor ser chata do que deixar faltar alguma coisa!
  • Conferir as louças, recipientes e utensílios de servir. Se faltar alguma coisa ainda, sair para providenciar. É importante não esquecer de faca e espátula pra cortar o bolo, fosforo pra acender a vela, panos de prato, canetas, entre outros.
  • Fazer uma lista com todos os itens pra levar pro local da festa.
Dois dias antes:
  • Conferir se realmente não esta faltando nada e sair pra comprar o que ainda faltar.
  • Começar a fazer as comidinhas. Docinhos podem ser feitos dois dias antes, mas não colocar nas forminhas. O ideal é deixa-los em uma travessa e enforma-los apenas no dia. Eu vou servir cachorrinho quente pros convidados, é o tipo de coisa que pode ser feita dois dias antes.
Um dia antes:
  • Limpar o local da festa, e organizar as mesas.
  • Receber alguns serviços. O que não é alimentação pode ser entregue um dia antes.
  • Se o salão estiver disponível, começar a decoração.
  • Colocar as bebidas para gelar.
  • Separar em uma caixa com todos os itens que serão levados para o local da festa, seguindo a lista feita a dois dias atras.
  • Se tiver ajuda de parentes, ligar confirmando o horário.
No dia da festa: 
PS: É muito importante ter dinheiro em mãos no dia da festa. A maioria das entregas são pagas na hora, em dinheiro.
  • Decorar o local.
  • Deixar o celular ligado e com o toque alto. Preferencialmente com a bateria cheia.
  • Não esquecer de verificar se nos banheiros tem papel higiênico, sabonete, toalhas.
  • Testar o som e a iluminação, trocar eventuais lampadas queimadas;
  • Receber as entregas e pegar o que falta.
  • Organizar a mesa do Bolo.
  • Deixar copos, talheres, guardanapos em mãos pros convidados;
  • Sair 2 horas antes da festa começar pra tomar um banho, se arrumar e arrumar o bebê.
Na hora da festa:
  • Não esquecer de colocar o nome dos convidados nos presentes.
  • Tirar fotos da decoração antes da festa começar.
  • Tirar foto com todos os convidados;
  • Entregar as lembrancinhas quando eles forem embora (isso é importante, eu esqueci de entregar no chá-de-bebê, fiquei super sem graça depois)
  • Conferir se todos os convidados tem bebida e comida sempre.
  • Anotar todas as pessoas que compareceram pra agradecer depois.
  • Se divertir, afinal a festinha é feita pra isso, certo?!

Então, na teoria é isso, eu ainda vou colocar aqui a lista de materias, o que levar pro local da festa e a quantidade de comida/bebida por convidados. A playlist acho que depende muito da criança. Ju, por exemplo, é fã de John Mayer desde a barriga, gosta de rock, de musica classica...Com certeza vai ter tudo isso na festinha dela. Mas se o bebe ouve musica de roda, vale mesclar com musica de adulto também, afinal, eles mal prestam atenção nessas coisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário