segunda-feira, 5 de agosto de 2013

As Delícias da Juju

Quem acompanha o blog sabe que eu me preocupo bastante com a alimentação da Juju. Tenho o maior orgulho de falar que ela não come nada industrializado, não toma suco, água só um pouco junto com as refeiçoes e muito leitinho materno.

Sou taxada de chata as vezes por não deixar ela comer besteiras, gelatina, danoninho, bolachinha ou essas coisas, mas basta uma pesquisada rápida pra ver a quantidade de açúcar e coisas ruins que as comidas industrializadas tem. Quero ensinar ela a comer direito, a apreciar os sabores de cada alimento, sem sal, sem açúcar, só com temperos naturais.

Hoje ela come sopinha no almoço e jantar (nem sempre os dois, as vezes nenhum dos dois), frutinhas no café da manha ou da tarde. Gosto de colocar uns "aditivos" nutricionais, como chia, quinoa, aveia, linhaça legumes e vegetais orgânicos (não sempre, mas tento sempre comprar pelo menos pra ela). E sempre faço as sopinhas balanceadas, com todos os grupos alimentares, pra suprir todas as necessidades sem precisar complementar com vitaminas artificiais. Os grupos são esses:

Carboidratos: Batata inglesa, batata baroa, inhame, cará, batata doce, aipim...

Legumes: Cenoura, beterraba, abobrinha, abóbora, chuchu, vagem, talo do brócolis, couve-flor...

Verduras: Repolho, Espinafre, flor de brócolis, couve mineira, alface, agrião...

Cereais/Leguminosas: Arroz, feijão, grão de bico, quinoa, aveia, trigo, lentilha, ervilha, milho...

Proteína animal: Boi, peixe, frango, ovo, camarão...

Esses são os ingredientes da sopinha dela, uso sempre um de cada, pelo menos. Quando ela fez 7 meses eu andava com uma "colinha" dessa tabela. Em um mês cozinhando e comprando eu decorei. 
Alem dos temperos listados abaixo:

Temperos: Alho, gengibre, cominho, alho-poró, cebola, manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, azeite de oliva...

Temperos eu uso sem medo, com exceção da cebola, salsinha e cebolinha, uso todos diariamente. E as frutinhas, que também dependem da época, do que tem em casa:

Frutas: Banana, maça, mamão, pera, abacate, abacaxi, carambola, laranja, manga, pêssego, ameixa, tangerina, limão, goiaba, limão siciliano, nespera, kiwi, açaí, melão, melancia, uva in natura e passa, damasco

Coincidentemente acabaram de postar essa imagem em um dos grupos do Face, roubartilhei :)

Essas são as coisas que a Juju já comeu.

PS: Coloquei o camarão riscado por que frutos do mar só mais tarde, aos 2 anos, mas sou filha e neta de pescador, coisa de mar pra gente é na hora. O vovô dela tinha acabado de pescar e ela comeu. Ai depois ele fez um bobó de camarão especial pra ela e ela comeu. Não passou mal, não ficou assada nem nada, mas não aconselho. #façaoqueeudigonãooqueeufaço. 

Preparei uma vez um muffin de espinafre, com trigo, ovo, leite de coco e espinafre refogado, ficou tão bom que eu coloquei sal, pimenta e queijo no resto da massa e fiz pra mim. Ela comeu um muffin inteiro, o que eu considero muito (faço em forminha de cupcake, dessas de silicone.)

Me inspiro diariamente no blog As delicias do Dudu (ai o nome do post). Tem várias ideias, todas balanceadas, a Thais, mãe do Dudu é culinarista infantil, e ainda tem apoio de nutricionista. 

A unica coisa que ela não teve contato, e eu pretendo deixar assim até ela completar 1 aninho é o leite de vaca. Uso leite de coco nas preparações pra ela, ou meu próprio leite, amassadinho com alguma fruta. 

Tudo isso eu faço pro futuro dela, sei que me chamam muito de chata por não dar nada doce, mas a gente ta bem feliz assim. Na verdade eu não sou fã de doce, mas tenho o problema de achar que tudo está sem sal. Mas se eu não aprender com os meus erros e passar o certo pra ela, não vou me sentir uma boa mãe. Não é por que eu sou viciada em coca-cola que vou dar pra ela. Sei que a alimentação saudável começa desde pequenos e eu estou fazendo a minha parte. É complicado, meu avo, por exemplo, deu um pão doce pra ela segurar esses dias, sorte que ela não comeu. Meu pai, nutricionista, diga-se de passagem, da rosca de polvilho. Ás vezes eu relevo, é cansativo repetir sempre o mesmo discurso, mas deixo bem claro que ela não pode comer essas coisas, e normalmente sou respeitada. Só não vou ter chiliquito se alguém der por que não sou desse tipo, mas pirulito, bala, papinha nestle, bolacha doce eu piro #JaAviso

Quem me conhece sabe que eu amo de paixão cozinhar. Vivo inventando coisas, e agora que ela come comida eu aproveito pro meu hobby ser útil pra alguma coisa. Final de semana eu fiz yaksoba pra mim e pro papis da Juju, e fiz um "babyaksoba" pra ela, com direito a brócolis, couve-flor, cenoura, shitake, broto de feijão e frango. Sem shoyu, claro, mas foi aprovado, principalmente as proteínas, ela amou o shitake, mas sei que não é muito indicado pra bebes. 

Claro que eu já dei algumas coisas fora isso, uma casquinha de alguma tortinha, um arroz de forno, por que somos acostumadas a comer juntas, e se ela me vê comendo quer também. Se tem uma coisa que me irrita é ver alguém comendo e não comer junto, então fico aflita por ela. Ou então ela me ataca mesmo, e suja tudo e faz uma bagunça enorme.



Pra quem quer ideia, indico o Delicias do Dudu, o Bicho Papinha, o Nutrição Infantil. Lembrando que aleitamento exclusivo até os 6 meses, preferencialmente materno. Sucos após 1 ano e nada de sal e açúcar pros bebes!

Primeira comida "salgada", BLW
Sopinha delicia
Gohan, arroz de sushi

Churrasco

Açaí BLW #sqn

Melancia




Boa semana!






Nenhum comentário:

Postar um comentário