quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sucos

Venho acompanhando varias discussões sobre IA, sobre a ordem de introdução de cada grupo alimentar, e uma questão sempre aparece e causa muita controvérsia. Os sucos!

Muitas mães acham que substituir uma mamadeira de suco por uma fruta tem o mesmo efeito na dieta infantil. Pois bem, NÃO TEM.
O suco não é indicado para bebês abaixo de 1 ano de idade por vários motivos. Muitas mães pensam que o suco contem a mesma qualidade nutricional de uma fruta, o que é errado.
Quanto transformamos fruta em suco, grande parte das fibras alimentares se perde, seja espremendo, seja liquidificando. Uma laranja lima, por exemplo contem 1,8 g de fibras por 100g de frutas, e 46 calorias, sendo que 86% da fruta é água. Já a mesma quantidade em suco, 100g ,  não contém quantidades significativas de fibras, e 110 calorias.(fonte) O que isso significa para um bebê?

Significa um excesso de açucares (frutose é açúcar), sem ter um auxiliar pro corpo absorver. Resultado:  Má digestão, possibilidade de problemas futuros como dependência de açúcar, obesidade, entre outros.
Para que o corpo absorva melhor os nutrientes, a fibra é fundamental para auxiliar no intestino. Se em adultos com um intestino enorme já é necessário uma grande quantidade de fibras, imagino no mini intestino do seu bebê!

Em relação à vitamina C, a fruta contem o suficiente. É importante para a absorção do ferro (e isso eu sei muito bem como funciona, comentei brevemente aqui), mas essa história de exame de sangue em bebê saudável pra detectar anemia é história. Tenho um pé atras com pediatras na hora da IA, mas pelo menos a Dra Vera foi uma diva com a Juju, não solicitou, disse que é frescura se o bebê esta com o desenvolvimento correto, e é mais um sofrimento desnecessário pro baby, e pras mamães. É muito melhor dar a frutinha na mão do bebê depois das refeições do que um copo de suco, que vai ocupar um espaço precioso no minusculo estômago de nosso filhotes.

Tentei dar suco pra Juju uma vez, por que o mamão soltou MUITA água, e eu fiquei com pena de jogar fora e misturei com uma laranja esmagadinha. Resultado? Ânsia de vomito, choro, cara feia. Minha filha sabe o que é bom. Se meleca toda comendo o mamãozinho, e laranja, inteiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário